top of page
Foto do escritorGrupo Hazak

Portaria Remota em Condomínios: Saiba quais as principais vantagens

O uso de portaria remota em condomínios residenciais é uma solução que promete aliar o aumento no nível de segurança e redução de custos.

Basicamente o sistema funciona substituindo-se porteiros presenciais por agentes que, remotamente, abrem e fecham portões e garagens. Além disso, ficam de olho no condomínio através de câmeras, 24h por dia.

Com a adoção de um sistema de portaria remota, o condomínio consegue dispensar um dos custos mais caros do condomínio – o do porteiro.

Ao invés disso, paga uma taxa por mês à empresa que presta o serviço de portaria virtual, o que pode chegar a diminuir em mais de 50% a cota condominial, dependendo do local.


 

O que é Portaria Remota ou Portaria Inteligente?

A portaria remota ou portaria inteligente é um sistema de automação de controle de acessos que substitui a presença física de um porteiro no condomínio por um controle à distância. Ou seja, um funcionário controla os acessos de uma central de monitoramento através das câmeras de segurança 24 horas por dia.


Como funciona a portaria remota em condomínios?

O funcionamento da portaria remota é bem simples. O visitante, ao chegar no condomínio, aperta o interfone e conversa com o porteiro na central de atendimento. Em seguida, o funcionário entra em contato com o morador por interfone, telefone ou aplicativo de celular e confere se a entrada é autorizada.

Para os moradores, o sistema é por identificação de impressão digital (biometria), cartões magnéticos, TAGs ou até QR Codes.

Desse modo, para que tudo na portaria remota funcione perfeitamente, o condomínio precisa contratar uma empresa especializada. Também, precisa investir em equipamentos como, por exemplo: câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e boa conexão de internet.

Outro ponto importante são as manutenções preventivas e periódicas. Assim, todos os equipamentos funcionarão perfeitamente.


Como funciona os serviços de entrega de correspondência com portaria remota?

Muitos moradores têm medo de que encomendas e correspondências tenham problemas na entrega ou sejam extraviadas, visto que não há um porteiro para recebe-las.

No entanto, com o sistema de portaria remota, as correspondências podem ser encaminhadas para o zelador do condomínio. Dessa forma, ele deverá repassar as encomendas aos moradores.

Caso não haja um zelador, as encomendas só poderão ser entregues diretamente aos moradores. Sendo assim, alguém deverá estar em casa na hora da entrega.


E para os serviços de DELIVERY?

As entregas comuns do dia a dia como de pizza, por exemplo, seguem às normas de segurança do condomínio.

O mais comum é que o morador seja avisado pela central de monitoramento sobre a chegada do entregador. Assim, deve ir até à portaria receber seu pedido. O uso de um passa-volume é muito importante nesses casos.

Por que adotar uma portaria remota ou virtual?

Além de ser uma solução tecnológica de segurança condominial, a portaria remota permite o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviços à distância. Ou seja, por uma central de monitoramento. Assim, automatiza a vigilância em condomínios residenciais reduzindo a vulnerabilidade de porteiros e condôminos.

Com o aumento no índice de roubos e furtos em condomínios, a busca por soluções mais efetivas é uma demanda atual.

O acesso facilitado às novas tecnologias possibilita o avanço nesse setor. Considerada uma tendência no mercado de segurança condominial, a portaria remota é uma das principais soluções para inibir ações de criminosos em condomínios residenciais.

O uso de tecnologia permite reduzir consideravelmente os riscos relacionados às falhas humanas em portarias. Além disso, evita contato direto do porteiro com desconhecidos e visitantes.

Outro ponto é que ela contribui para redução de gastos no condomínio com serviços de portaria. Consequentemente, na redução na cota condominial.


Quais as vantagens de uma portaria remota em condomínios?

Algumas vantagens no uso de portarias remotas para condomínios podem ser destacadas. Contudo, é importante analisá-las antes para descobrir se atendem as necessidades e perfil do condomínio que você administra. Se o seu condomínio tiver uma administradora de condomínios, você pode pedir que ela realize essa análise.


Principais vantagens no uso de portaria remota:

Redução no custo das cotas condominiais: alguns especialistas garantem que o valor do condomínio pode reduzir de 40% até 50%;

  • Redução do risco de o condomínio ter problemas com ações trabalhistas;

  • Economia de tempo e dinheiro em treinamento de porteiros e vigilantes;

  • Maior segurança e controle no condomínio, visto que serão instaladas câmeras nas entradas e áreas comuns;

  • Redução em desvios de função e conflitos entre porteiros e moradores;

  • Redução do risco de o porteiro ser rendido por assaltantes;

  • Funcionamento 24 horas por dia da portaria.

Entretanto, vale destacar que para alguns especialistas podem existir fatores desfavoráveis no uso da portaria remota.


Quais as desvantagens da portaria remota?

Apesar da portaria remota para condomínios evitar uma série de problemas, não significa que ela seja perfeita. Existem algumas questões que precisam ser consideradas antes de aderir ao sistema:

  • O sistema é passível de falhas em caso de falta de energia e quedas de internet;

  • Alguns condôminos podem ter dificuldade de adaptação à tecnologia;

  • Moradores podem sentir falta do contato humano do porteiro. Alguém para ajudar a abrir portas para os mais velhos ou repassar informações relevantes sobre o condomínio;

  • Dificuldades para receber as entregas de encomendas ou correspondências. Principalmente se precisar de alguém no local para receber as encomendas;

  • O síndico precisará dispor de tempo para ajudar os moradores se adaptarem a essa novidade.

Portaria remota serve em qualquer tipo de condomínio?

Apesar dos avanços tecnológicos e disponibilidade de vários sistemas no mercado, o serviço de portaria remota pode não servir em grandes conjuntos habitacionais. Sobretudo os empreendimentos com diversas torres e mais de uma entrada.

Isso porque o volume de pessoas entrando e saindo do condomínio pode comprometer a segurança. Os custos de implementação ou instrução dos moradores, também é outro fator que pode ser desfavorável.

Em caso de dúvida sobre a viabilidade do uso da portaria remota, consulte a sua administradora de condomínio. Ela irá lhe ajudar nessa análise. Em conjunto com o síndico avaliará o perfil dos condôminos e se eles conseguem se adaptar às novas tecnologias com facilidade.

Geralmente, condomínios com um perfil de moradores mais jovem tendem a se adaptar com mais facilidade a esse tipo de serviço.


Como aprovar a contratação do serviço de portaria remota?

A escolha pelo uso da portaria remota é um assunto que interfere na vida de todos os moradores do condomínio.

Sendo assim, é importante verificar na convenção se há necessidade ou não de fazer uma convocação de assembleia para realizar esse tipo de mudança no condomínio.

Caso seja, a contratação do serviço de portaria remota só poderá acontecer com aprovação da maioria dos moradores.

Então, o síndico (ou a administradora do condomínio) deve apresentar os orçamentos realizados. Pelo menos três propostas com todas as informações técnicas. Os condôminos devem saber quais os recursos, infraestrutura ou modificações na estrutura atual.

Quanto mais informações e esclarecimento sobre os investimentos e equipamentos necessários, maior será a adesão.

Portanto, deve-se ter um estudo completo para análise dos condôminos.


Resumindo

Pode-se dizer que a portaria remota é uma forma híbrida entre não ter uma portaria tradicional e, ao mesmo tempo, contar com um ser humano controlando a entrada e saída do condomínio.

Mesmo que pareça algo diferente ou futurista para algumas pessoas, já é uma realidade em muitos empreendimentos.

Certamente, o uso da tecnologia possibilita o monitoramento remoto, promove que a segurança do condomínio se torne reforçada, visto que não expõe porteiros e moradores a situações de risco.

Dessa forma, tanto o condomínio quanto os moradores ficam mais seguros. Isso contribui para o aumento da sensação de segurança dos moradores e torna a gestão do condomínio mais eficaz.

4 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page